Camionista alemão poderá ser "serial-killer"

O motorista de pesados alemão preso em Novembro pelo homicídio confesso de cinco prostitutas é suspeito de ter cometido pelo menos 19 homicídios e tentativas de homicídio entre 1974 e 2006, revelou hoje o Eurojust, secretariado europeu de coordenação judiciária em Haia.

Agência LUSA /

O Eurojust anunciou ainda que, para além da Espanha e da França, países onde se presume que o suspeito, conhecido por Volker E., possa ter cometido crimes, outros países europeus podem estar envolvidos no caso. O procurador de Hof, a cidade natal do alegado assassino em série, congratulou-se por sua vez com a decisão da Eurojust de dar autoridade à justiça alemã para tratar o caso e para organizar o processo.

"De um ponto de vista de investigação, é imperioso concentrar tudo nas mãos de uma só justiça", defendeu o procurador Gerhard Schmitt. Volker E. foi detido em Novembro, na cidade de Colónia.

Na sua viatura, foram encontrados cabelos, roupas e fotos de prostitutas assassinadas em Espanha e em França. à confissão do homicídio de seis prostitutas junta-se o homicídio de um amigo de 14 anos, em 1974, quando Volker 15 anos, na ex-RDA.

Ainda de acordo com a Eurojust, os crimes terão sido cometidos nas regiões de Barcelona e Figueras (Espanha), Plauen (Alemanha) e Saintes e Reims (França).

O suspeito não pode ainda ser julgado pelos crimes cometidos em território espanhol, pois o seu caso ainda não foi enviado às autoridades alemãs e o pedido de extradição efectuado por Madrid foi recusado.

PUB