Campanha de vacinação e desparasitação para 3,7 milhões de crianças angolanas
O Ministério da Saúde de Angola, com o apoio de vários parceiros internacionais, realiza em Julho uma campanha para vacinar e desparasitar cerca de 3,7 milhões de crianças menores de cinco anos, que visa reduzir a mortalidade infantil.
A campanha, orçada em 15,8 milhões de dólares, inclui a vacinação contra a poliomielite e o sarampo, a administração de vitamina A, a desparasitação com albendazol e a distribuição de mosquiteiros impregnados com insecticida de longa duração nas províncias mais afectadas pela malária.
Esta iniciativa, denominada "Viva a Vida com Saúde", insere-se no Plano Estratégico para a Redução Acelerada da Mortalidade Materno Infantil, que está a ser desenvolvido pelo Governo angolano com o objectivo de reduzir em 50 por cento aquela taxa no país até 2008.
Angola tem actualmente uma das mais elevadas taxas de mortalidade infantil do mundo. De acordo com os últimos dados disponíveis, morrem 154 crianças por cada 1.000 que nascem no país, enquanto a taxa de mortalidade materna é de 1.700 por cada 100 mil nascimentos.
A campanha agora anunciada em Luanda visa contribuir para inverter este quadro, contando com o financiamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
O Rotary International, a CARE International, a Cruz Vermelha de Angola e a Agência Canadiana para o Desenvolvimento Internacional são alguns dos parceiros envolvidos nesta campanha.
Ao todo, as autoridades sanitárias angolanas estimam que possam ser atingidas pela campanha cerca de 3,7 milhões de crianças com menos de cinco anos, desenvolvendo-se as actividades em duas fases.
A primeira fase decorrerá nas zonas urbanas entre 05 e 09 de Julho, enquanto a segunda fase, especialmente vocacionada para as áreas rurais, terá lugar entre 12 e 26 de Julho.
A cantora sul-africana Yvone Chaca-Chaca, na sua qualidade de Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas, desloca-se a Angola no início de Julho para participar na campanha e dar maior visibilidade pública à iniciativa.
Nesse sentido, a cantora estará presente no acto oficial de lançamento da campanha, marcado para 07 de Julho na cidade de Mbanza Congo, capital da província angolana do Zaire, estando ainda previstas visitas ao Hospital Pediátrico de Luanda e a centros de vacinação e de distribuição de mosquiteiros.