Canadá. Onda de calor provoca temperaturas de 46 graus

O Canadá está a passar por uma onda de calor. A cidade de Lytton, na província da Colômbia Britânica, extremo oeste do país, registou no domingo uma temperatura máxima de 46,6º, ultrapassando o recorde anterior que tinha sido registado em 1937. As altas temperaturas levaram as autoridades a emitir alertas em três províncias e dois territórios árticos. Também o noroeste dos Estados Unidos está a bater recordes de temperatura, principalmente nos Estados de Washington e Oregon.

RTP /
Jennifer Gauthier - Reuters

Segundo o Instituto de Meteorologia canadiano foi a temperatura mais alta registada na história do país.

A onda de calor foi originada por altas pressões de ar quente localizadas na região.

A enorme zona de alta pressão estende-se da Califórnia até aos territórios árticos do Canadá e para o interior através do Idaho.

Os EUA e o Canadá alertaram a população para os perigos provocados pela onda de calor que pode prolongar-se até ao final da semana.

Vários especialistas afirmam que as mudanças climáticas podem provocar um aumento da frequência de eventos climáticos extremos, como ondas de calor.

Em vários locais, a campanha de vacinação contra a Covid-19 foi suspensa devido às elevadas temperaturas.

O especialista em climatologia da Environment Canadá, David Phillips, afirmou a um canal de televisão local, que os termómetros estavam a registar temperaturas mais elevadas no país do que no Dubai.

As previsões apontam para que a onda de calor se prolongue durante esta semana. As temperaturas estão entre 10 a 15º acima do normal em muitas zonas do Canadá.

As altas temperaturas levaram a uma corrida aos aparelhos de ar condicionado e ventiladores. Alguns bares e restaurantes – e até mesmo uma piscina – foram considerados quentes demais e fecharam as portas.
Eliminatórias de atletismo interrompidas A eliminatórias de Atletismo para os Jogos Olímpicos do Japão tiveram de ser adiadas para o período noturno em Eugene, no Estado norte-americano de Oregon.

O Serviço de Meteorologia dos Estados Unidos alertou para os perigos das ondas de calor que considera “históricas”. E prevê que as altas temperaturas se prolonguem durante a semana.

Os Estados de Seattle e Portland, que são alvo de várias piadas sobre o seu clima chuvoso, podem registar esta segunda-feira as suas temperaturas mais altas. Os termómetros já ultrapassaram os 40º.

O Oregon facilitou algumas restrições em vigor para combater a pandemia de Covid-19. Algumas piscinas e áreas com ar condicionado, como os centros comerciais, reabriram.

As altas temperaturas obrigaram ao encerramento de alguns postos de vacinação contra a Covid-19.

Os produtores de fruta estão a antecipar as colheitas, com medo que o calor possa estragar as plantações de cerejas. Os trabalhadores estão a colher as frutas de madrugada e fazem uma interrupção à hora de almoço, uma altura em que as temperaturas se tornam insuportáveis.


Tópicos
PUB