Canal de televisão estatal russo RT banido do Reino Unido

por Cristina Sambado - RTP
Evgenia Novozhenina - Reuters

O regulador da comunicação social do Reino Unido proibiu esta sexta-feira a emissão do canal de televisão estatal russo RT, alegando parcialidade na cobertura sobre a invasão à Ucrânia. A estação russa já reagiu. Acusa o Ofcom de ser "uma ferramenta do Governo" de Boris Johnson.

A liberdade de expressão é algo que defendemos neste país e a fasquia para a ação dos organismos de radiodifusão é, com razão, muito alta. Após uma análise, descobrimos que a RT não está apta e adequada para possuir uma licença de emissão no Reino Unido”, frisou o regulador britânico dos meios de comunicação social (Ofcom).A RT não está atualmente a emitir no Reino Unido devido às sanções impostas pela União Europeia desde o início da invasão russa da Ucrânia, no final de fevereiro.

“Como resultado, revogámos a licença de radiodifusão da RT no Reino Unido”, acrescentou Melanie Dawes, responsável do Ofcom.

O canal televisivo RT, financiado pelo Estado russo, já reagiu e acusa o Ofcom de ser uma ferramenta do Governo britânico.

O Ofcom revelou ao povo britânico e à comunidade reguladora internacional, que apesar de uma fachada bem construída de independência, não é mais do que uma ferramenta do Governo, curvando-se à sua vontade de supressão de meios de comunicação”, afirmou à Reuters Anna Belkina, chefe de redação da RT.

Para Belkina, “ao ignorar o registo completamente limpo da RT em anos consecutivos e ao declarar razões puramente políticas ligadas diretamente à situação na Ucrânia e, no entanto, completamente associadas às operações, estrutura, gestão e produção editorial da RT, o Ofcom julgou falsamente que a RT não era ‘apta e produtiva’ e, ao fazê-lo, roubou ao público britânico o acesso à informação”.
Tópicos
pub