Canal de televisão suprime cenas de Tom e Jerry a fumar

por Agência LUSA

O canal de televisão infantil Boomerang vai suprimir algumas cenas da série de desenhos animados "Tom e Jerry" em que as duas personagens aparecem a fumar, na sequência de queixas no Reino Unido.

O organismo britânico que regula os meios de comunicação, Ofcom, iniciou uma investigação sobre a série, depois de receber uma denúncia de que aquelas cenas não eram apropriadas para o público infantil, a quem o canal é dirigido.

Numa nota hoje divulgada, a Ofcom explicou que, depois de conhecer as queixas, o proprietário do canal, o grupo Turner, analisou os seus arquivos de imagens e propôs a supressão das imagens ou referências em que o tabaco surja como algo «justificado, aceitável, glamuroso, ou que incite a ser imitado».

Numa das cenas que suscitaram a queixa, em «Texas Tom» de 1950, Tom tenta impressionar uma gata, agarrando um cigarro, acendendo- o e fumando-o.

No outro episódio, também de 1950, o famoso gato disputa uma partida de ténis contra um rival que fuma um charuto.

Na nota, o Ofcom reconhece que "Tom y Jerry" é uma série "histórica", criada numa época em que o tabagismo «era geralmente mais aceite» e dirigiram-se à família.

Contudo, actualmente, adianta a nota, esses desenhos animados são vistos principalmente pelas crianças, «algumas de muito tenra idade, que os poderão estar a ver sozinhos».

A Ofcom manifesta a sua satisfação por o grupo Turner ter decidido suprimir as imagens em questão e considera que essa atitude "minimiza" as possibilidades de danos.

pub