Canal Telesur emitirá para Portugal e Europa até finais do trimestre

O canal anti-imperialista de televisão, Telesur (Televisão do Sul), prevê iniciar as suas emissões regulares para Portugal e outros países da Europa até finais do actual trimestre, revelou o seu presidente, Andrés Izarra.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"O nosso sinal vai estar na Europa, de Portugal até à Rússia, também na parte Norte de África, através de um novo satélite que está a ser lançado, para ampliar a distribuição", disse.

A Telesur foi fundada a 24 de Julho de 2005, por iniciativa do presidente venezuelano, Hugo Chávez Frías, "para fazer frente aos grandes aglomerados mediáticos que têm uma versão distorcida dos povos da América (do Sul)", em alternativa "ao monopólio" de canais norte-americanos como a CNN e Univisión e também da inglesa BBC.

Tem por lema "O nosso Norte é o Sul" e transmite por via satélite para vários países da América Latina e em sinal livre para várias cidades venezuelanas.

A sua emissão caracteriza-se por não passar publicidade, por promover a integração do "Sul" e pelo uso de uma linguagem não neutral, em que predominam os regionalismos e o sotaque dos diferentes países onde tem correspondentes.

A Venezuela detém 41 por cento das suas acções. As restantes estão dividas pelo Equador (cinco por cento), Cuba (19 por cento), Argentina (vinte por cento), Bolívia (cinco por cento), Uruguai (dez por cento) e Nicarágua.

Segundo fontes não oficiais, emite também para o Brasil através da TV Brasil, estando o governo local a ponderar adquirir algumas acções.

Em 2006, a Telesur chegou a um acordo de cooperação com o canal de notícias árabe Al-Jazira.

O investimento, segundo o director do canal, Andrés Izarra, rondou os 20 milhões de dólares americanos (aproximadamente 14,1 milhões de euros).

PUB