Última Hora
Incêndio em bar na Suíça. Autoridades confirmam portuguesa ferida e outra desaparecida

Candidato apoiado por Bolsonaro eleito presidente da Câmara dos Deputados do Brasil

O deputado brasileiro Arthur Lira, do Partido Progressista (PP), foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para os próximos dois anos, após contar com um forte apoio do governo, presidido por Jair Bolsonaro.

Mário Aleixo - RTP /
Arthur Lira é um forte aliado de Bolsonaro D.R. - agência câmara

Com 302 votos, Lira foi eleito à primeira volta, derrotando o seu rival direto, Baleia Rossi, atual presidente nacional do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que obteve o apoio de 145 deputados, de um total de 503 que votaram.

Bolsonaro consegue assim ver eleitos os candidatos que apoiava, quer para a presidência da Câmara dos Deputados, quer para o Senado, que horas antes elegeu Rodrigo Pacheco como novo líder da Câmara Alta parlamentar.

Esta foi uma votação considerada por analistas como "muito importante" para Bolsonaro, porque poderá decidir o futuro do seu governo, com impacto na votação de reformas estruturais e num eventual processo de destituição.

Caberá ao novo presidente da Câmara dos Deputados analisar, ou não, os quase 70 pedidos de destituição entregues contra o atual chefe de Estado.

O derrotado Baleia Rossi afirmou que, caso vencesse, iria analisar "cada um dos pedidos de 'impeachment', à luz da Constituição". Contudo, com a vitória do candidato apoiado por Bolsonaro, esse cenário poderá ficar mais afastado.

Lira sucede assim a Rodrigo Maia, que deixa o comando da câmara baixa parlamentar após dois mandatos e meio consecutivos. O agora ex-presidente da Câmara dos Deputados foi eleito pela primeira vez em 2016, para substituir no cargo Eduardo Cunha, que havia sido afastado pelo Supremo Tribunal Federal. Maia renovou o seu mandato com duas vitórias nas disputas de 2017 e 2019.

Além dos favoritos à vitória, Arthur Lira e Baleia Rossi, entraram ainda na disputa os deputados André Janones, Fábio Ramalho, General Peternelli, Kim Kataguiri, Luiza Erundina e Marcel van Hattem. O deputado Alexandre Frota desistiu da sua candidatura independente e declarou o apoio a Rossi.

Além do presidente foram ainda eleitos os demais membros da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para o biénio 2021-2022.
PUB