Candidato da Frelimo vence em Inhambane

por Lusa

Maputo, 19 abr (Lusa) - O candidato da Frelimo, no poder em Moçambique, Benedito Guimino, venceu na quarta-feira as eleições municipais intercalares em Inhambane, no sul do país, obtendo 78,5 por cento dos votos.

O seu adversário, Fernando Nhaca, do MDM, terceiro partido parlamentar, alcançou 21,5 por cento dos votos, num ato em que apenas participaram 38,24 por cento dos mais de 46 mil eleitores inscritos na capital da província com o mesmo nome.

Inhambane foi sempre uma praça-forte da Frelimo, que ali venceu concludentemente todas as eleições, e a votação de quarta-feira, se manteve essa tendência, fica mesmo assim distante dos 90,94 por cento alcançados nas últimas municipais, em 2008, pelo anterior autarca do partido, Lourenço Macul, cuja morte, este ano, provocou estas intercalares.

Fernando Nhaca mais do que duplicou os votos alcançados em 2008 pela oposição, então dividida em duas candidaturas, da Renano e do PDD, partidos que agora não se apresentaram ao eleitorado.

Numa reacção aos resultados, Luís Boavida, secretário-geral do MDM, acusou a "forte presença policial" de intimidar os eleitores de Inhambane.

Tópicos
pub