Capturado "El Teo", um dos líderes mais cruéis dos cartéis mexicanos

"El Teo" é um dos homens fortes do Cartel Sinaloa, baseado em Tijuana, uma cidade fronteiriça do norte do México.
Lidera um grupo conhecido por torturar as suas vítimas e rivais antes de as decapitar e dissolver os corpos em ácido.
A sua captura é mais uma vitória para o Governo do Presidente Vicente Calderón que jurou desmantelar os cartéis de droga do país. 

RTP /
Membros da polícia mexicana investigam a cena de mais um assassínio em Ciudad Juarez a 11 Janeiro 2010. Um relatório da procuradoria mexicana revela que o crime organizado assassinou já 103 pessoas, só nos primeiros 12 dias de 2010. LUIS HINOJOS, EPA

Teodoro Garcia Simental, conhecido como "El Teo" ou "Tres Letras", devido às três letras da sua alcunha, foi capturado na madrugada de terça feira numa zona residencial abastada da cidade costeira de La Paz, em Baja California, revelou um dos agentes que participou na operação.

"Não foram disparados tiros. Foi uma operação muito rápida. A investigação já estava a decorrer há algum tempo", revelou um agente da Polícia Federal do México

A operação conjunta das Polícias Federais do México e dos Estados Unidos durava há seis meses. Segundo o Comissário da Polícia Federal, Ramón Eduardo Pequeno, a captura foi um esforço conjunto: "Tivemos o apoio do Exército mexicano e a colaboração  do Secretariado da Marinha e  do governo de Baja Califórnia."

Do Arellano Felix para o Sinaloa
Garcia Simental era conhecido como um dos assassinos do Cartel do clã Arellano Felix, o maior de Tijuana.

Em 2008 as autoridades mexicanas conseguiram desmantelar este Cartel e mataram ou capturaram praticamente todos os líderes.

Garcia terá então formado um novo grupo afiliado com o Cartel Sinaloa, antigo rival do Arellano Felix e liderado pelo homem mais procurado de todo o México, o Senhor da Droga Joaquin "Shorty" Guzman.

O objectivo de "El Teo" seria ajudar Guzman a assumir o controlo dos corredores-chave do tráfico de droga na região norte do México.

Para si Garcia reservava a região leste de Tijuana e Rosarito Beach.

"El Teo" tinha a cabeça a prémio. O Governo mexicano oferecia 30 milhões de pesos por informações que levassem à sua captura. Terá sido detido com um dos seus irmãos.

Dissolvia as vítimas em ácido
O Gang de Garcia Simental era conhecido pela sua brutalidade e crueldade. Terá executado, decapitado e mutilado os corpos dos seus rivais. Por vezes deixava notas pregadas nos corpos outras, dissolvia-os em ácido e soda cáustica. São-lhe atribuídas pelo menos 300 mortes mas a Polícia acredita que serão muitas mais.

"El Teo" executava sobretudo os traficantes que lhe faziam frente e corrompia responsáveis da segurança. Na última semana de Dezembro de 2009, as autoridades mexicanas prenderam um antigo polícia de Tijuana que alegadamente liderava 10 unidades criminosas ao serviço de Garcia Simental.

A captura de "El Teo" é mais uma vitória para o Presidente mexicano, Vicente Calderón, depois da morte a 16 Dezembro último do Senhor da Droga Arturo Beltran Leyva, num raid das  tropas especiais mexicanas a um complexo de apartamentos em Cuernavaca, a Sul da Cidade do México.

Num segundo golpe para o cartel, o irmão de Beltran Levya, Carlos, foi detido a 2 de Janeiro.

Calderón jurou acabar com os cartéis de droga mexicanos e enviou mais de 45 mil tropas para Ciudad Juarez. Desde 2006 terão  morrido mais de 15.500 pessoas, na guerra entre os próprios cartéis e com as tropas governamentais.






Tópicos
PUB