Casa de João Paulo II propriedade da Arquidiocese de Cracóvia

A casa onde nasceu João Paulo II em Wadowice, na Polónia, foi comprada por uma fundação polaca que a ofereceu à Arquidiocese de Cracóvia.

Agência LUSA /

Segundo o canal de televisão TVN24, a fundação do milionário polaco Ryszard Krauze foi a entidade que adquiriu o prédio onde, em 1919, os pais de Karol Wojtyla alugaram dois quartos e uma cozinha.

O prédio de um andar, construído em 1845, situa-se próximo da basílica de Wadowice, na rua Koscielna (da igreja), e tem um total de 500 metros quadrados.

Com a morte do primeiro proprietário, Seweryn Kurowski, o edifício foi comprado em 1905 por Jozef Lisko, que por sua vez o vendeu seis anos depois a Yechiel Balamuth, o avô de Ron Balamuth, que agora o vendeu.

A família Balamuth foi quase completamente aniquilada durante a ocupação alemã, no campo de concentração de Belzc, partilhando a tragédia dos milhares de judeus de Wadowice.

Sobreviveu o filho de Yechiel, Chaim, que conseguiu, num motociclo, passar a fronteira soviética.

Depois, Chaim foi feito prisioneiro e enviado para um campo de trabalhos forçados e após a guerra viajou para Israel, onde nasceu o filho Ron.

Em 1999, por ocasião do encontro com os seus conterrâneos na praça central de Wadowice, João Paulo II evocou memórias de infância e recordou que os seus pais alugavam à família Balamuth dois quartos e a cozinha.

"Esta casa, onde morei, pertencia a Chaim Balamuth. Não sei o que lhe aconteceu, creio que não é vivo. Sei bem que os judeus de Wadowice atravessaram grandes provações. Muitos morreram nos gettos e campos de concentração em consequência dos planos de exterminação do governo hitleriano", disse.

Ron Balamuth deixou claro que o contrato de venda obrigaria o novo proprietário a dar continuidade ao Museu da Casa Familiar de João Paulo II, que ali existe desde 18 de Maio de 1984, e a consagrar um espaço à memória das vítimas do holocausto.

A Cúria de Cracóvia chegou a negociar a compra da casa, mas não dispunha do valor pedido por Ron Balamuth.

PUB