Castelo Branco - Ministro dá "luz verde" a bloco pedagógico da Escola de Saúde

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior autorizou a adjudicação da empreitada de construção do bloco pedagógico da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESALD/IPCB), anunciou hoje fonte da instituição.

Agência LUSA /

"É uma decisão importante. Permite que os dois edifícios alugados e antigos, com poucas condições para funcionamento da escola de Saúde, sejam substituídos" disse à agência Lusa Ana Maria Vaz, presidente do IPCB.

Segundo aquela responsável, o Politécnico de Castelo Branco, gasta mais de 130 mil euros anuais com a renda dos dois edifícios em causa.

A autorização de Mariano Gago à despesa e adjudicação da empreitada foi formalizada a 15 de Dezembro, prevendo a construção, no prazo de 16 meses, do bloco pedagógico da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.

O custo da empreitada cifra-se em cerca de cinco milhões e 244 mil euros, 68,7 por cento dos quais financiados por fundos da União Europeia.

O "campus" da Talagueira, situado na zona sul de Castelo Branco, junto ao núcleo empresarial, irá integrar as escolas superiores de Saúde, Artes Aplicadas e de Tecnologia, que já funciona ali.

O processo de constituição do "campus" do IPCB começou em 1999, tendo o contrato de desenvolvimento institucional entre a tutela e o Instituto Politécnico sido assinado em Novembro de 2004.

A infra-estrutura tem um valor estimado de cerca de 16,5 milhões de euros e deverá estar concluída a 31 de Dezembro de 2010, conforme os termos do contrato.


PUB