CELAC insta "países desenvolvidos" a reduzir consumo de droga

Caracas, 04 dez (Lusa) - A Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC) acordou, no sábado, instar os "países desenvolvidos" a reduzir o consumo de droga como forma de combater o narcotráfico e o tráfico ilegal de armas.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Segundo um comunicado, os membros da CELAC concordaram em "exigir aos países desenvolvidos, onde se situa a maior procura por droga, que reduzam o consumo em forma significativa e que estabeleçam controlos efetivos ao tráfico ilegal de armas".

O documento sublinha que "o problema mundial da droga envolve todos os Estados" e "para enfrentá-lo requerem-se estratégias regionais e globais contra todos os que fazem parte do mesmo".

Também é necessário "um tratamento integral e equilibrado, considerando tanto a redução da oferta como da procura", que "seja abordado sob o princípio de responsabilidade partilhada" e "reconhecendo que a efetiva redução da procura no países desenvolvidos é condição essencial para o sucesso na luta contra o tráfico ilícito de drogas e delitos conexos".

Para a CELAC, trata-se de uma questão de "alta prioridade" para os governos regionais e a cooperação internacional e o intercâmbio de informação útil entre os Estados, sobre bases de confiança mútua e que é parte fundamental na luta contra a delinquência e o narcotráfico.

Os membros da CELAC dizem estar "preocupados" com a diversidade de atividades de delinquência organizada que ultrapassaram o tráfico de droga, como o desvio de precursores químicos e outras substâncias psicotrópicas, branqueamento de capitais e tráfico de armas, que se traduzem no aumento da violência.

Por outro lado, comprometeram-se a "promover medidas" para "cooperar com os países que são usados como locais de trânsito" de droga, bem como em fortalecer os "sistemas de prevenção, deteção oportuna, assistência e tratamento e reinserção social de pessoas com problemas de abuso e dependência de droga".

Na cimeira de dois dias da CELAC que terminou, no sábado, em Caracas foi ainda acolhida uma proposta do governo do Peru para que seja realizada, em 2012, uma conferência internacional de alto nível sobre o problema mundial da droga.

Tópicos
PUB