Centenas de blindados atacam Zabadani perto de Damasco
Damasco, 06 fev (Lusa) - Centenas de blindados do exército sírio tomaram hoje de assalto a cidade de Zabadani, na província de Damasco, indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos em comunicado.
"As forças do exército regular apoiadas por centenas de blindados tomaram de assalto a cidade de Zabadani", indica um comunicado que assinala ainda um ataque na localidade de Daraya, também perto da capital.
Hoje, as forças leais ao presidente Bashar al-Assad voltaram a bombardear a cidade de Homs, um dos principais bastiões da oposição ao regime. Morreram pelo menos 39 pessoas, entre as quais cinco menores, informou a comissão geral da revolução síria.
Este grupo da oposição, que identificou a maioria das vítimas, destacou que as forças armadas atacaram os bairros de Bab Amro, Al Bayada, Jalidiya e Al Waer com artilharia e projéteis de morteiro.
Bab Amro é o bairro mais afetado pelo bombardeamento, que atingiu um hospital de campanha.
Na cidade, as mesquitas difundiram apelos à população para abandonar os andares mais altos dos prédios.
Na sexta-feira à noite, Homs foi alvo de um ataque das forças do regime que fez mais de 200 mortos, segundo diversas fontes da oposição, que consideraram esse o pior massacre desde o início da revolta popular, em março de 2011.
Um comunicado assinado pelo general Mustafa al-Cheikh, o mais alto graduado a desertar do exército sírio, anunciou que foi criado um conselho militar revolucionário superior para "libertar a Síria".