Centenas de habitantes de Tskhinvali mortos - Fonte osseta
Moscovo, 08 Ago (Lusa) - A ofensiva georgiana já matou centenas de habitantes da capital da Ossétia do Sul, anunciou fonte da república separatista, enquanto Tbilissi declarou ter "perdido o controlo de uma parte" de Tskhinvali devido a bombardeamentos russos.
"Centenas de habitantes pacíficos foram mortos em Tskhinvali", declarou o presidente do território independentista, Eduard Kokoity, citado pela agência noticiosa russa Interfax.
Kokoity, que falou mesmo em "genocídio", adiantou que quatro tanques georgianos foram destruídos numa das praças da cidade.
Do outro lado, o porta-voz do ministro do Interior georgiano, Chota Utiachvili, declarou à agência noticiosa francesa AFP que a Geórgia "perdeu o controlo de uma parte" de Tskhinvali que tinha anunciado ter tomado.
"As forças armadas russas estão a bombardear Tskhinvali. Nós perdemos o controlo de uma parte da cidade", afirmou Utiachvili.
Segundo Kokoity, as forças da Ossétia do Sul estão a recuperar gradualmente o controlo de Tskhinvali.
"O quarto batalhão do exército da Ossétia do Sul" começou a repelir os militares georgianos, adiantou.
De acordo com o comandante das forças russas de manutenção da paz, o general Marat Kupakhmetov, Tskhinvali foi "quase inteiramente destruída pelos numerosos bombardeamentos de armas pesadas".
PAL.