Cerca de 125.000 manifestantes em Atenas, Salónica, Heraklion e Patras

Atenas, 19 out (Lusa) -- Cerca de 125.000 pessoas manifestaram-se hoje de manhã em Atenas, Salónica (norte) e outras cidades da Grécia, segundo a polícia, o número mais alto registado pelas autoridades desde o início da crise da dívida em 2010.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Os manifestantes, que protestam no primeiro dia de uma greve geral de 48 horas contra um novo conjunto de medidas de austeridade, saíram para as ruas do centro de Atenas, Salónica, Heraklion (na ilha de Creta) e Patras (oeste).

Em Atenas, dezenas de viaturas da polícia antimotim estavam estacionadas em frente do parlamento, na praça Syntagma, onde o debate sobre o novo projeto-lei apresentado pelo governo de George Papandreou deve prosseguir hoje.

Os dois principais sindicatos do país - o GSEE, do setor privado, e o Adedy, da função pública -- lançaram apelos para manifestações em Atenas e Salónica, grande cidade do norte do país.

Transportes, escolas, museus e todo o setor público estão hoje encerrados, assim como muitos estabelecimentos comerciais e bancos.

Tópicos
PUB