Cerca de 500 espécies de plantas em vias de desaparecer
Rio de Janeiro, 23 Set (Lusa) - Cerca de meio milhar de espécies de plantas brasileiras está em vias de desaparecer, número que ultrapassa em mais de quatro vezes a última lista, elaborada há 16 anos.
O alerta foi lançado recentemente pelo ministro brasileiro do Ambiente, Carlos Minc, que apontou 472 espécies em vias de extinção.
A exploração económica, para fins alimentares, medicinais e cosméticos, constitui a principal ameaça.
Segundo a lista de 1992, estavam em risco 108 espécies.
Os ecossistemas brasileiros com maior número de espécies em vias de desaparecer são o da Mata Atlântica (276), o do Cerrado (131) e o da Caatinga (46).
A Amazónia (24), a Pampa (17) e o Pantanal (2) são os outros ecossistemas que correm perigo.
A região Sudeste do país é a que apresenta mais espécies ameaçadas (348), seguida do Nordeste (168), do Norte (46) e do Centro-Oeste (44).
Minas Gerais, no Sudeste, é o Estado onde está mais comprometida a flora, com 126 espécies em perigo.
De acordo com o ministro brasileiro do Ambiente, as estatísticas poderão ser mais nefastas, já que existem 1.079 espécies na lista elaborada pela Fundação Biodiversitas e sobre as quais não há suficiente informação que permita aferir com rigor se estão ou não em vias de extinção.
ER.
Lusa/Fim