Cereais ucranianos. Negociações entre Kiev e Varsóvia estão em "boa direção"
O ministro polaco da Agricultura revelou esta quarta-feira que as conversações com a Ucrânia sobre a importação de cereais estão no bom caminho, depois de uma disputa entre os dois países sobre a decisão de Varsóvia de prolongar a proibição.
“Estou muito satisfeito por estarmos a falar sobre o futuro. Estamos a criar mecanismos para no futuro acalmar certas emoções que não nos saíram bem, esta é provavelmente uma boa direção”, afirmou o ministro polaco Robert Telus, numa conferência de imprensa após uma reunião online com o seu homólogo ucraniano Mykola Solsky.
✅️Briefing po videorozmowie z ministrem UA Mykola Solskim
— Robert Telus (@RobertTelus) September 27, 2023
✅️Nasze decyzje są twarde - na rynek polski zboże ukraińskie nie może wpływać
✅️Tranzyt będzie realizowany
✅️Polska miałaby decydować w kwestiach certyfikacji zboża #PlusaNaTelusa #MinisterTelus#wiarygodność pic.twitter.com/x7p6JBp6yY
Telus reiterou ainda o pedido de Varsóvia para que a Ucrânia retire a queixa apresentada na Organização Mundial do Comércio.As relações entre Kiev e Varsóvia azedaram depois da Polónia, juntamente com a Hungria e Eslováquia, ter decidido prolongar a proibição, para proteger os agricultores de um aumento das importações de cereais e alimentos ucranianos.
“O ministro ucraniano da Agricultura afirmou que vai falar com o da Economia para considerar a retirada da queixa”, acrescentou Telus.
Varsóvia está na fase final de conversações com Vilnius sobre a organização do trânsito de cereais ucranianos para os portos da Lituânia.
O Governo polaco, que tem sido um dos mais fortes aliados da Ucrânia desde a invasão russa a fevereiro, está a ser pressionado pela extrema-direita para adotar uma posição mais dura em relação a Kiev, antes das eleições de 15 de outubro.