Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Chávez diz-se "livre de doença" e no caminho de Cristo, o socialista

por © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Caracas, 20 out (Lusa) - O presidente Hugo Chávez regressou hoje à Venezuela, depois de ter sido submetido a exames médicos em Cuba no âmbito de um tratamento para combater um cancro, revelando que os testes determinaram que não tem "células malignas" no corpo.

"Não há células malignas ativas neste corpo e não existe nenhuma atividade celular anormal", disse Hugo Chávez, numa declaração transmitida obrigatoriamente e em simultâneo pelas rádios e televisões da Venezuela.

Hugo Chávez, de uniforme militar, chegou ao aeroporto de La Fria, no Estado venezuelano de Táchira (a sudoeste de Caracas) às 11:00 horas locais (16:30 horas em Lisboa), onde mais tarde vai visitar o Santo Cristo de La Grita para "pagar uma promessa" pela recuperação.

"Há quatro meses exatos, estávamos em plena intervenção cirúrgica. Quero dar Graças a Deus e por isso a promessa ao Santo Cristo de La Grita, o mais antigo dos cristos. Vim apresentar-me ao chefe, ao comandante dos comandantes, a Cristo Redentor. Eu, um cristão cada dia mais cristão", disse ao iniciar a declaração, pouco depois de enviar uma saudação aos venezuelanos.

Por outro lado, frisou que "o cristianismo verdadeiro é a doutrina da paz e do amor e não há outra" disse Chavez que acrescentou que o "socialismo é o caminho de Cristo".

"Desde do ponto de vista da ciência política e da realidade social, o socialismo é o caminho de Cristo".

Hugo Chávez explicou que após quatro meses "concluiu uma etapa vital no tratamento da doença, uma estratégia combinada entre a cirurgia e a quimioterapia".

O presidente da Venezuela anunciou que vai agora "iniciar um novo ciclo de recuperação física muito mais acelerada, porque a quimioterapia era um travão à recuperação plena".

"Tudo saiu perfeito, posso dizer que tirei 20 pontos nesses exames. Estou livre de doença. No entanto, haverá que continuar a monitorar de cada quatro em quatro meses para verificar o bom ritmo e a evolução do que foi a doença", disse.

Por outro lado, afirmou que "chegou o novo Chávez, um Chávez novo, um Chávez recruta" e que decidiu "mudar de maneira radical muitas coisas da vida" para preservar a saúde.

Hugo Chávez, 57 anos, viajou para Cuba no domingo para submeter-se a "rigorosos" exames médicos".

Foi operado de urgência em Cuba a 10 de junho a um "abcesso pélvico" e, a 01 de julho, enviou uma mensagem ao país a revelar que também tinha sido submetido a uma segunda operação durante a qual lhe foi extraído um tumor com células cancerígenas.

Desde então realizou quatro sessões de quimioterapia, uma delas no Hospital Militar de Caracas e as outras três em Havana, Cuba, tendo admitido em várias ocasiões que poderia vir a necessitar também de tratamento com radioterapia.

O presidente da Venezuela nunca precisou onde se encontra o tumor mas tem insistido recentemente que os exames médicos não evidenciam sinais de recaída.

FPG

Tópicos
pub