Chefe da igreja ortodoxa grega em visita histórica ao Vaticano
O chefe da igreja ortodoxa grega, monsenhor Christodoulos, inicia quarta-feira uma visita histórica ao Vaticano, durante a qual se encontrará com o Papa Bento XVI, anunciou a arquidiocese de Atenas.
Trata-se do primeiro encontro oficial em Roma entre um primaz da igreja ortodoxa grega e um papa.
Numa entrevista ao jornal grego National Herald, Christodoulos afirmou que este encontro com o papa acontece no âmbito dos esforços de aproximação entr e as igrejas católica e ortodoxa, separadas desde 1054.
As tentativas de reconciliação entre as duas igrejas estiveram também n o centro dos encontros, no final de Novembro, em Istambul, entre Bento XVI e o p atriarca ecuménico ortodoxo Bartolomeu I, no âmbito da visita do Papa à Turquia.
Tradicionalmente anti-papista, a igreja da Grécia melhorou no entanto a s suas relações com a Santa Sé depois de uma visita de João Paulo II a Atenas, e m Maio de 2001, em que manifestou o arrependimento da igreja católica pelos erro s cometidos contra os ortodoxos.
Na altura, o Papa evocou a "pilhagem dramática da cidade imperial de Co nstantinopla, que era um bastião da Cristandade no oriente", pelos cruzados em 1 204.
"O facto de os cristãos latinos nele terem participado enche os católic os de um profundo arrependimento", sublinhou o Pontífice.
A igreja grega, uma das mais conservadoras no seio da igreja ortodoxa, reclamara insistentemente um arrependimento do Vaticano pelas "crueldades que os seus fiéis infligiram aos ortodoxos durante a quarta cruzada".
Durante a visita do chefe da igreja ortodoxa grega ao Vaticano, que ter mina sábado, o Papa deverá oferecer a Christodoulos dois pedaços da corrente que terá mantido prisioneiro o apóstolo Paulo antes da sua execução em Roma.