Chefe da Igreja ortodoxa grega em visita sem precedentes ao Vaticano

O chefe da Igreja ortodoxa grega, Monsenhor Christodoulos, chegou hoje a Roma para uma visita sem precedente ao Vaticano, durante a qual se reunirá com o Papa Bento XVI, anunciou a agência italiana Telenews.

Agência LUSA /

Trata-se do primeiro encontro oficial no Vaticano entre um primaz da Igrej a ortodoxa da Grécia e um chefe da Igreja católica.

O encontro entre Christodoulos e Bento XVI está previsto para quinta-feira às 11:00 (10:00 em Lisboa) e será marcado pela assinatura de uma declaração con junta, precisou o Vaticano.

Os dois chefes religiosos partilharão depois um almoço nos aposentos priva dos do Papa.

Antes deste encontro, Christodoulos irá recolher-se no túmulo do Papa João Paulo II na cripta da Basílica de São Pedro.

Durante a sua estada que termina sábado, o arcebispo ortodoxo ficará aloja do numa casa de acolhimento do Vaticano.

Numa entrevista ao diário da diáspora grega National Herald, Monsenhor Chr istodoulos indicou que o seu encontro com o Papa se inscreve no quadro dos esfor ços empreendidos tendo em vista favorecer uma aproximação entre as igrejas catól ica e ortodoxa, separadas por um cisma desde 1054.

As tentativas de reconciliação entre as duas Igrejas estavam também no cen tro dos encontros no final de Novembro em Istambul, entre Bento XVI e o patriarc a ecuménico ortodoxo Bartolomeu I, durante a visita do papa à Turquia.

As relações entre a Igreja da Grécia e a Santa Sé melhoraram depois de uma visita de João Paulo II a Atenas em Maio de 2001, durante a qual declarou o arr ependimento da Igreja Católica pelos actos praticados no passado pelos católicos contra os ortodoxos.

Não obstante, e ainda era vivo João Paulo II, o santo-sínodo (órgão de dir ecção colegial) da Igreja ortodoxa grega opôs-se a uma visita de monsenhor Chris todoulos ao Vaticano em nome da desconfiança dos fiéis gregos face à igreja cató lica.

PUB