Chefes da diplomacia da CPLP aprovam novos estatutos

por Lusa
Os chefes da diplomacia da CPLP integram a cooperação económica nos novos estatutos Manuel de Almeida - Lusa

Os chefes da diplomacia da CPLP reunidos esta segunda-feira em Conselho de Ministros extraordinário deverão aprovar os novos estatutos da organização para que estes passem "a acomodar" a cooperação económica e apreciar novo regulamento dos países observadores associados.

A criação daquele quarto eixo de ação foi proposta pela atual presidência angolana, quando assumiu o seu mandato de dois anos na liderança da comunidade, na cimeira de Luanda, em julho de 2021.

Além disso, os ministros também vão debater o papel dos mares e oceanos na CPLP e apreciar o novo regulamento dos observadores associados, que esteve a ser discutido este domingo na reunião do Comité de Concertação Permanente (CCP da CPLP, encontro de embaixadores representantes dos nove Estados-membros em Lisboa), que antecede o Conselho de Ministros, mas não ficou fechado.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

pub