Chefes dos exércitos da Austrália e Nova Zelândia em Díli para reforçar parceria

Os chefes do Estado-Maior dos exércitos da Austrália, tenente-general Simon Stuart, e da Nova Zelândia, major-general Rose King, iniciaram hoje uma visita a Timor-Leste para reforçar a parceria de segurança.

Lusa /

"Timor-Leste é um parceiro de segurança importante para a Austrália e para a Nova Zelândia. A nossa história e o compromisso partilhado com uma região pacífica e estável são a base de uma amizade que continua a florescer", disse Simon Stuart, citado num comunicado enviado à imprensa pela embaixada da Austrália.

Durante a visita ao país, que termina sábado, os dois chefes militares vão reunir-se com elementos do Ministério da Defesa e das forças de defesa timorenses para discutir "prioridades de segurança partilhadas" e "parcerias e cooperação" e visitar a base de Metinaro, na costa norte.

"A Nova Zelândia tem apoiado Timor-Leste desde a sua independência. Esta visita é mais uma oportunidade para reforçar a parceria entre a Nova Zelândia, a Austrália e esta jovem nação. Esperamos continuar a trabalhar lado a lado com Timor-Leste e com a Austrália para garantir uma região segura e estável", afirmou Rose King.

Os dois chefes de Estado-Maior vão também depositar uma coroa de flores no memorial Kiwi Stone, situado na embaixada da Nova Zelândia, para homenagear os que serviram e perderam a vida em Timor-Leste.

Antes de chegarem a Díli, os dois responsáveis militares realizaram uma visita conjunta às Fiji.

"Aquela deslocação sublinha a aliança entre as forças armadas da Austrália e da Nova Zelândia e o seu compromisso de cooperar estreitamente com os vizinhos da região", acrescenta o comunicado.

Tópicos
PUB