EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Chile em alerta de tsunami após sismo de 7.5 no mar da costa sul

Chile em alerta de tsunami após sismo de 7.5 no mar da costa sul

O Chile está sob alerta de tsunami depois de um sismo de magnitude 7.4 ter atingido esta sexta-feira a Passagem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártida, a uma profundidade de apenas dez quilómetros, avançou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

RTP /
Foto: Juan Pablo Ahumada - Unsplash

O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Catástrofes do Chile (SENAPRED) informou que a zona costeira da região de Magallanes, no extremo sul do país, deve ser evacuada devido ao risco de tsunami.

A mesma entidade explicou que este estado de precaução está associado a tsunamis menores. A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA fala em ondas de até três metros no Chile.

"Estamos a pedir para evacuar a costa em toda a região de Magallanes", indicou o presidente chileno, Gabriel Boric, na rede social X, acrescentando que todos os recursos do Estado serão disponibilizados para lidar com qualquer impacto.


O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico do Chile estimou que as ondas vão atingir bases na Antártida e cidades no extremo sul do Chile nas próximas horas.

O sismo foi registado às 9h58 locais a 218 quilómetros a sul da cidade de Puerto Williams e a cerca de 2.500 quilómetros de Santiago, segundo o Centro Sismológico Nacional.

Esta entidade registou uma magnitude de 7.5, enquanto o Instituto Geofísico dos EUA assinalou 7.4.

O Chile é um dos países que mais terramotos já registou até hoje. Três placas tectónicas convergem neste território: a placa de Nazca, a placa sul-americana e a placa antártica.

Em 1960, a cidade de Valdivia, no sul do país, foi devastada por um terramoto de magnitude 9.5, considerado o mais forte alguma vez registado, causando a morte de 9.500 pessoas.

Em 2010, um sismo de 8.8 seguido de um tsunami matou mais de 520 pessoas.

c/ agências
Tópicos
PUB