China apresenta novo "destroyer"

Um novo navio de guerra de dez mil toneladas foi lançado à água na China. É o primeiro destroyer de uma nova geração equipado com novos tipos de armas.

Jorge Almeida - RTP /
Reuters

Foi lançado à água em Xangai um novo navio militar chinês construído no país. É um destroyer de uma nova geração da Marinha do Exército Popular de Libertação.

O vaso de guerra está equipado com novo armamento de defesa aérea, antimíssil e antissubmarino, segundo a agência de notícias estatal Xinhua.
Domínio dos mares da China
A China reivindica a posse de quase todo o Mar da China Meridional, onde existem enormes depósitos de petróleo e gás natural. Nos últimos anos, o Governo de Pequim construiu instalações militares e pistas de aviação em quase todas as ilhas que controla.

Nos últimos vinte anos, a China investiu mais de 10% do orçamento nas forças armadas. Foto: Reuters
 
A soberania chinesa naquelas águas é contestada por praticamente todo os países vizinhos, o Brunei, a Malásia, as Filipinas, Taiwan e o Vietname.Orçamento chinês inferior ao dos EUA
Em março a China anunciou que sete por cento do seu orçamento seria destinado às Forças Armadas, sendo o segundo ano consecutivo em que a fatia para a Defesa é inferior a dez por cento, nos últimos 20 anos.
 
A produção económica na área militar está projetada em cerca de 1,3 por cento para 2017, enquanto os Estados Unidos vão gastar cerca de três por cento.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, propôs um aumento de dez por cento no orçamento militar do seu país.
Tópicos
PUB