China considera oferecer serviços legais em inglês em todo o país

As autoridades judiciais da China estão a considerar oferecer serviços legais em língua inglesa em todo o país, visando apoiar os estrangeiros que lidam com o sistema chinês, depois dos resultados positivos observados em Xangai e Yiwu.

Lusa /

"É necessário estabelecer à escala nacional uma plataforma de serviços judiciais em inglês e estamos a considerá-lo", disse um magistrado chefe do Tribunal Popular Supremo da China, Jiang Qibo, citado pelo jornal oficial China Daily.

A ideia surge numa altura em que os casos judiciais envolvendo pessoas ou empresas estrangeiras crescem na China, evidenciado os obstáculos em lidar com as leis e procedimentos legais, que não estão traduzidos para idiomas estrangeiros.

Jiang explicou que em Pudong, o distrito de Xangai que sedia várias multinacionais, e na cidade de Yiwu, um importante destino do investimento externo, na costa leste da China, já se implementaram medidas para apoiar os litigantes estrangeiros.

Entre outras medidas, alguns tribunais oferecem diversos documentos legais traduzidos para o inglês e, até, para o árabe, e foi criada uma base de dados com intérpretes especializados.

Jiang avançou que vão ser estudadas algumas dessas medidas para estabelecer uma plataforma unificada em inglês à escala nacional, e não só nas zonas costeiras, principais recetoras do investimento estrangeiro.

Tópicos
PUB