China deteta 24 novos casos locais

por Lusa
cnsphoto via REUTERS

A China anunciou hoje ter identificado 49 novos casos de covid-19, dos quais 24 por contágio local, a maioria na província de Jiangsu, no leste do país.

Jiangsu registou 20 infeções, parte de um surto inicialmente detetado na capital da província, Nanjing. Os outros quatro casos locais distribuíram-se entre a província de Sichuan (três) e Pequim (um), indicou a Comissão de Saúde da China.

Os 25 positivos restantes foram diagnosticados em viajantes oriundos do exterior nas províncias de Yunnan (sul), Fujian (sudeste), Guangdong (sudeste), Jilin (noroeste), Henan (centro) e Sichuan (centro).

As autoridades de saúde também diagnosticaram 14 novas infeções assintomáticas (uma na província de Hunan e outra em Sichuan, enquanto as restantes foram "importadas"), embora Pequim não as conte como casos confirmados, a menos que manifestem sintomas.

A Comissão de Saúde da China indicou que, até à última meia-noite local, 24 pacientes tiveram alta, com o número total de infetados ativos na China continental a subir para 887, incluindo 23 em estado grave.

A mesma fonte adiantou que o país somou 92.811 casos e 4.636 mortos desde o início da pandemia.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.179.675 mortos em todo o mundo, entre mais de 195,2 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.320 pessoas e foram registados 960.437 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Tópicos
pub