China exige instalação de sistema de localização nos veículos de um distrito de Xinjiang
Pequim, 21 fev (Lusa) - Um distrito da região do Xinjiang, no extremo noroeste da China, está a exigir a todos os veículos que instalem um sistema de localização em tempo real, como o GPS, parte de uma campanha contra o terrorismo.
A polícia de trânsito de Bayingolin anunciou a nova regra no domingo, após milhares de polícias fortemente armados terem desfilado na capital do Xinjiang, Urumqi, e funcionários do Partido Comunista Chinês prometerem reforçar o combate contra separatistas e militantes islâmicos.
Os veículos em Bayingolin vão utilizar o sistema de satélite chinês Beidou, lançado nos últimos anos para reduzir a dependência da China no GPS, um sistema com base nos Estados Unidos.
Xinjiang é frequentemente palco de conflitos étnicos entre a minoria muçulmana uigur e a maioria han, predominante em cargos de poder político e empresarial regional.
Com uma área quase 18 vezes superior à de Portugal, aquela região faz fronteira com o Afeganistão, Paquistão e Índia.
Em julho de 2009, conflitos étnicos em Urumqi causaram 197 mortos e mais de 1.500 feridos, a maioria dos quais han, a principal etnia da China.
Peritos e grupos de defesa dos direitos humanos consideram que a política repressiva de Pequim relativamente à cultura e religião dos uigures alimenta as tensões.
JOYP // FV.