Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

China inaugura ponte épica Hong Kong-Zhuhai-Macau

por RTP
China Stringer Network via Reuters

A ponte que liga Hong Kong a Macau foi esta terça-feira inaugurada. A infraestrutura conta com 55 quilómetros de extensão total e é considerada a maior travessia marítima do mundo.

Após o adiamento de três anos, foi inaugurada esta terça-feira a maior travessia marítima do mundo. Situada no delta do rio das Pérolas, representa a primeira ligação de transporte terrestre entre Hong Kong e Macau. A inauguração ocorreu no edifício do posto fronteiriço de Zhuhai.

Durante a cerimónia de abertura, o vice-primeiro ministro da China, Han Zheng, reiterou que a ponte vai possibilitar o crescimento económico.

Segundo a agência Lusa, a diretora dos Serviços de Turismo de Macau, Maria Helena de Senna Fernandes, afirmou que “a própria ponte vai ser uma atração turística, para os turistas tirarem fotografias e para a atravessarem”.

A ligação Hong Kong-Zhuhai-Macau representa um avanço no projeto da Grande Baía. O plano do Governo chinês consiste na integração regional de várias cidades da Grande Baía, de forma a criar uma mega cidade. Esta medida pretende promover o crescimento económico desta região.



Em comunicado, o Secretário para os Transportes e Habitação, Frank Chan Fan, referiu que “à luz do desenvolvimento da Grande Área da Baía, a Ponte será fundamental para melhorar o fluxo de pessoas, mercadorias e capital, bem como a colaboração tecnológica na região”.

A ponte que representa a maior travessia marítima do mundo conta com uma extensão total de 55 quilómetros, sendo que a estrutura principal mede 29.6 quilómetros, o túnel subaquático 6.7 quilómetros e a secção em ponte 22.9 quilómetros. Tiveram de ser criadas duas ilhas artificiais para concluir a obra.

A ponte que liga Hong Kong a Macau foi inaugurada esta terça-feira. A infraestrutura conta com 55 quilómetros de extensão total e é considerada a maior travessia marítima do mundo.



A construção da infraestrutura teve início em 2009 e estava prevista a sua abertura em 2016. No entanto foi adiada a sua inauguração face a diversos problemas, entre os quais a morte de trabalhadores e uma investigação judicial.

Bobby Yip via Reuters

A obra custou ao Governo chinês 1,9 mil milhões de euros.

Alertas e regras da maior travessia marítima do mundo

Segundo o The Guardian, a ponte terá câmaras para detetar se um condutor boceja e, caso este o faça mais de três vezes em 20 segundos, será dado um alerta. Os condutores que atravessarem a ponte vão também ter a frequência cardíaca e a pressão arterial monitorizadas.

A maior ponte do mundo inclui também regras relacionadas com o seu uso. Caso um condutor pretenda fazer a travessia e seja proveniente de Hong Kong, este terá que obter uma autorização especial.

De acordo com a CNN, estes condutores apenas poderão atravessar a ponte caso tenham esta autorização, para a qual terão de cumprir determinados requisitos. A travessia pode também ser feita através de autocarros, cujo bilhete custa entre 8 a 10 dólares dependendo da hora do dia.
Tópicos
pub