China tem mais de 900 mísseis apontados a Taiwan

A China tem mais de 900 mísseis balísticos apontados a Taiwan, considerada por Pequim como uma ilha rebelde, revelou hoje o jornal local United Daily News, que cita fontes dos serviços de informação norte-americanos.

Agência LUSA /

Numa actualização dos dados sobre o armamento no estreito de Taiwan, o Pentágono estima em mais de 900 o número de mísseis de curto alcance apontados p elo regime chinês à ilha separatista, refere o jornal.

O armamento chinês apontado a Taiwan inclui mísseis M-9, com alcance de 950 quilómetros, e M-11, com alcance de cerca de 500 quilómetros.

Segundo a mesma fonte, o número de mísseis não pára de aumentar.

Responsáveis do ministério da Defesa de Taiwan admitiram ao jornal, a c oberto do anonimato, que os 200 mísseis anti-míssil Patriot - de fabrico norte-a mericano - existentes na ilha não conseguirão fazer face ao poder de fogo chinês .

Taiwan separou-se da China em 1949, quando o regime nacionalista se ref ugiou na ilha na sequência do avanço das tropas maoistas.

No entanto a China continua a considerar a ilha como parte integrante d o seu território, ameaçando-a regularmente e reprimindo qualquer aspiração de in dependência formal.

PUB