Chirac exprime solidariedade da nação por mortos em queda de avião
O presidente francês, Jacques Chirac, expressou hoje a solidariedade da nação, à chegada a Fort-de-France, na Martinica, para participar na homenagem nacional às 160 vítimas do acidente de avião de 16 de Agosto na Venezuela.
Chirac garantiu, por outro lado, que "tudo será feito" pelas autoridades regionais, nacionais e venezuelanas para que "se faça luz sobre as razões, as circunstâncias e as responsabilidades desta terrível tragédia".
"Em nome de todas as francesas e franceses, quero comunicar (aos habitantes da Martinica) a solidariedade profunda, muito grande, e a compaixão de toda a nação", disse o chefe de Estado francês numa curta declaração à imprensa.
O MD-82 da companhia de charters colombiana West Caribbean Airways despenhou-se a 16 de Agosto na Venezuela, fazendo 160 mortos - 152 franceses da Martinica e os oito elementos da tripulação colombiana.
"A França está de luto, está profundamente tocada", disse Chirac, na capital da ilha caribenha francesa.
O presidente francês deverá avistar-se com o seu homólogo venezuelano, Hugo Chávez, para participarem ambos numa cerimónia que se realizará no estádio Dillon, em Fort-de-France, e na qual é esperada a presença de várias dezenas de milhares de pessoas, na ilha de 400.000 habitantes.
O acidente de 16 de Agosto foi o que mais vidas francesas custou na história da aviação civil.