Mundo
"Chupa-me a língua". Dalai Lama pede desculpas após "comportamento inapropriado"
Dalai Lama está nas bocas do mundo depois de ter sido divulgado um vídeo em que aparece a beijar uma criança na boca, que se tornou viral nas redes sociais e gerou polémica. Acusado de ter tido um comportamento impróprio, principalmente por pedir ao menino para lhe "chupar a língua", o líder espiritual veio pedir desculpas.
O vídeo tornou-se público recentemente, mas o episódio aconteceu em fevereiro passado, no templo do Dalai Lama, em Dharamshala, na índia, quando o chefe de Estado tibetano participou numa audiência de cerca de 100 estudantes que terminaram os estudos na Indian M3M Foundation.
O rapaz aproximou-se do líder espiritual de 87 anos, durante o evento, e perguntou: “Posso te abraçar?”. Dalai Lama aceitou, e terá sugerido que a criança lhe desse um beijo na bochecha, acabando por lhe dar também um beijo na boca. Nas imagens publicadas vê-se o tibetano a pedir à criança para "chupar-lhe a língua", colocando-a de fora, testa a testa com a criança, que replicou o gesto enquanto a audiência, e o próprio Dalai Lama, se riam.
Depois de um segundo abraço, o líder espiritual falou com o menino, aconselhando-o a olhar para os que criam “paz e felicidade” e a não seguir “seres humanos que matam outras pessoas”.
Mostrar a língua é considerada uma forma de cumprimento, no Tibete. Mas o pedido do líder espiritual à criança foi considerado “inapropriado”.
Assim que o vídeo começou a ser partilhado na Internet, vários utilizadores classificaram a atitude de Dalai Lama como "inapropriada", "escandalosa" ou "nojenta", o que levou o líder tibetano a reagir.
“Um videoclipe que tem estado a circular mostra um recente encontro onde um menino pediu a Sua Santidade, o Dalai Lama, se lhe podia dar um abraço. Sua Santidade pede desculpa ao menino e à sua família, assim como aos muitos amigos pelo mundo fora, pela dor que as suas palavras possam ter causado”, lê-se no comunicado, divulgado esta segunda-feira, no Twiiter.
“Sua Santidade brinca muitas vezes com as pessoas que encontra, numa maneira inocente e brincalhona, mesmo em público e à frente das câmaras. Ele lamenta o incidente".
“Sua Santidade brinca muitas vezes com as pessoas que encontra, numa maneira inocente e brincalhona, mesmo em público e à frente das câmaras. Ele lamenta o incidente".
— Dalai Lama (@DalaiLama) April 10, 2023
O Dalai Lama, cujo verdadeiro nome é Tenzin Gyatso, é a figura mais sagrada do budismo tibetano e vive exilado na Índia desde 1959, altura em que o Tibete foi anexado pela China. Ganhou o Nobel da Paz em 1989.
Todavia, esta não é a primeira polémica que envolve o nome de Dalai Lama. Em 2019, o líder espiritual disse numa entrevista à BBC que se o próximo Dalai Lama fosse uma mulher tinha que ser muito atraente. Mais tarde, o seu gabinete veio pedir desculpas, sugerindo que estava a brincar.