Chuva intensa nas Baleares provoca inundações

| Mundo

A quinta vítima mortal foi confirmada pelas autoridades
|

Pelo menos dez pessoas morreram nas inundações provocadas pelas fortes chuvas na ilha de Maiorca. As autoridades falam de vários desaparecidos. Centenas de carros foram arrastados pela força da água. Para a região já foi deslocada uma unidade militar especializada no apoio a este tipo de emergências.

As autoridades já confirmaram a morte de dez pessoas. De acordo com governo das Baleares, pelo menos seis pessoas continuam desaparecidas, depois de terem sido vistas em situações perigosas nas zonas afetadas pela tromba de água que começou a cair ao fim do dia de terça-feira. A Guardia Civil aponta ainda para três feridos e mais de 200 pessoas desalojadas.


Entre as vítimas mortais está um casal britânico, que viajava de táxi. O condutor do veículo é um dos desaparecidos.

Segundo o Governo regional balear caíram até 220 litros de água por metro quadrado na zona de Sant Llorenç, a mais afetada pela intempérie. Esta localidade situa-se a cerca de 60 quilómetros a este de Palma de Maiorca, a capital desta ilha turística

A Unidade Militar de Emergências espanhola enviou para as Baleares uma centena de efetivos, oito veículos, uma embarcação, três helicópteros e três cães de rastreio para apoiarem os trabalhos de procura de vítimas e auxílio aos afetados.

Os serviços de urgência trabalham desde a última noite nas zonas afetadas por desmoronamentos de terras a auxiliar a população e os turistas afetados pela situação. Estão no terreno pelo menos 500 efetivos a trabalhar.


O Serviço de Emergência 112 apelou a que todos os moradores permaneçam nas suas casas e que nenhum estudante se desloque hoje às escolas de Sant Llorenc des Cardassar, Colònia de Sant Pere, Artà e Son Servera, num momento em que vários centros desportivos estão a prestar apoio à população.

As autoridades ativaram um número de telefone especial, 900 600 112, que centraliza todos os contactos de quem pretende informações sobre os incidentes relacionados com as inundações.


Prevê-se que a continuação de chuvas fortes em várias zonas do sudeste de Espanha. Cerca de duas dezenas de estradas estavam cortadas ao início da manhã e as restrições à circulação vão-se prolongando.


Todas as ilhas do arquipélago das Baleares estão sob alerta meteorológico. No caso de Ibiza e Formentera, o aviso é laranja, o segundo mais grave numa escala de três.

Tópicos:

Maiorca, inundações, mau tempo, Baleares,

A informação mais vista

+ Em Foco

Um terramoto de magnitude 7,5 e um tsunami varreram a ilha de Celebes, causando a morte de pelo menos duas mil pessoas. A dimensão da catástrofe é detalhada nesta infografia.

    Em entrevista exclusiva à RTP, Flávio, um dos filhos de Jair Bolsonaro, afirmou que o candidato do PT Fernando Haddad devia juntar-se a Lula da Silva.

    Na Venezuela, os sequestros estão a aumentar. Em Caracas, só este ano foram raptadas 107 pessoas.

      Faltam seis meses para a saída do Reino Unido da União Europeia. Dia 29 de março de 2019 é a data para o divórcio. A RTP agrega aqui uma série de reportagens sobre o que o Brexit pode significar.