Ciclone Yasi atinge costa da Austrália

O ciclone Yasi, um dos mais violentos de sempre na costa da Austrália, diminuiu de intensidade e é agora considerado de Grau 4, com ventos de até 230 quilómetros por hora. Segundo os meteorologistas, a tempestade está a deslocar-se para o interior da Austrália a uma velocidade de 34 quilómetros por hora.

RTP /
Imagem de satélite do furacão Yasi DR

Apesar da diminuição de intensidade, o Yasi é ainda considerado muito perigoso e causou já avultados prejuízos nas costas da província de Queensland. Segundo os relatos de vários média locais e das agências internacionais, o ciclone Yasi arrancou telhados e árvores e cortou a eletricidade a muitos mihares de australianos da região nordeste do país.

Na cidade costeira de Cardwell, a primeira a ser atingida pelo Yasi, toda a população foi retirada antes da tempestade, de forma a evitar vítimas. Para além do vento, os meteorologistas previram ondas de até sete metros no local. A cidade de Tully, outra das mais atingidas, está completamente destruída, segundo as notícias que chegam dos média australianos.

Mais de 10 mil pesoas estão em centros de realojamento temporários e quase ninguém foi ainda autorizado a voltar aos locais por onde já passou o ciclone. A primeira-ministra descreveu a tempestade como "um ciclone de selvajaria e intensidade". O Yasi segue-se às cheias que devastaram há algumas semanas a região de Queensland e que submergiram uma área idêntica a 1,5 vezes a Península Ibérica.
PUB