Cientistas do Reino Unido querem criar frangos transgénicos
Uma equipa de cientistas do Reino Unido está a estudar um projecto para criar frangos geneticamente modificados com o objectivo de combater a gripe das aves, noticia hoje o jornal The Times.
Os investigadores pretendem produzir um frango imune ao letal vírus H5N1, responsável pela morte de milhões de aves em vários países do sudeste asiático.
Se a técnica funcionar, demorará vários anos até que se possa utilizar de forma a repor as populações de frangos normais nas granjas, já que requererá a aprovação dos organismos reguladores.
A equipa de investigadores, dirigida por Laurence Tiley, professor de virologia molecular da Universidade de Cambridge, e Helen Sang, do Instituto Roslin de Edimburgo, defende que repovoar as granjas com frangos transgénicos tornaria mais difícil a mutação do vírus para uma variante que se transmitisse entre humanos, o que a acontecer provocaria uma pandemia.
Os cientistas já comprovaram que as células dos frangos podem resistir à doença através da inserção de pequenos segmentos de material genético, e pretendem agora utilizar o mesmo procedimento com ovos.
Segundo Laurence Tiley, "desenvolver um frango resistente à gripe das aves traz claros benefícios para a saúde animal e humana".
Desde 2003, o vírus H5N1 já matou cerca de 60 pessoas.