Cimeira da Organização de Cooperação de Xangai marcada pela presença de Putin e Ahmadineyad

Pequim, 06 jun (Lusa) -- A cimeira da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) arrancou hoje em Pequim com a presença de, pelo menos, sete chefes de Estado, entre os quais o presidente russo, Vladimir Putin, e o iraniano, Mahmud Ahmadineyad.

Lusa /

Na abertura da cimeira, o presidente chinês, Hu Jintao, exortou os países membros da OCX a consolidarem a sua união para enfrentarem os desafios de segurança e "salvaguardarem a paz e a estabilidade regional", de acordo com a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

A cimeira conta com a participação de representantes dos países fundadores da OCX em 2001, designadamente China, Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão, bem como com a presença do presidente iraniano, Mahmud Ahmadineyad, como observador, que se reunirá com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao.

Ahmadineyad vai ainda aproveitar a deslocação a Pequim para se reunir com Putin, a menos de duas semanas de Moscovo acolher a nova ronda de negociações sobre o programa nuclear de Teerão, nos dias 18 e 19, que contará com representantes do Irão, EUA, França, Rússia, Reino Unido, China e Alemanha.

A China, que tem o Irão como o seu terceiro principal fornecedor de petróleo, como a Rússia opuseram-se ao pacote de sanções dos EUA e Europa contra Teerão devido ao seu programa nuclear.

Tópicos
PUB