Cimeira do Clima. Trump ausente, Pelosi fala em nome do povo americano

por RTP

Foto: Sergio Perez, Reuters

A Cimeira do Clima vai durar quase duas semanas. O secretário-geral da ONU, António Guterres, exigiu aos líderes mundiais que se entendam na luta contra as alterações climáticas.

Os visitantes têm de vestir fatos adequados para entrar nas cápsulas. Na primeira é possível respirar o ar da Noruega, noutras e em dois minutos, conseguem perceber como é viver todos os dias com altos níveis de poluição em cidades como Nova Deli ou Pequim. O simulador está na entrada da Conferência do Clima. A experiência é aberta a todos.

É tempo de atuar e será sempre tarde demais porque o aumento da temperatura global é irreversível tal como a subida dos nível das águas nos oceanos. Em Espanha estão as delegações de 196 países bem como altos representantes da União europeia e instituições internacionais.

E apesar da decisão de Donald Trump de retirar os Estados Unidos da América do acordo de Paris, hoje Nancy Pellosi, presidente da Câmara dos Representantes, manifestou o apoio do povo norte-americano ao que está escrito no documento.

Um dos principais focos da discussão que está incluído no Acordo de Paris será a criação de um mercado global de licenças de emissões carbónicas que ajude também os países em desenvolvimento a atingirem este objetivo.

A conferência ia acontecer no Chile , mas, por causa do movimento de contestação neste país da América Latina, Espanha é o país anfitrião.
pub