Mundo
Cimeira entre UE e a América Latina. O que esperar do encontro?
Começa nesta segunda-feira a reunião entre a União Europeia e a comunidade dos países da América Latina e das Caraíbas. A cimeira acontece oito anos depois da última e quer reforçar as relações políticas e comerciais entre os 60 estados-membros: 27 da União Europeia e 33 da CELAC. Ainda há várias dúvidas sobre o que todos vão assinar como declaração final sobretudo no que se refere à Ucrânia e ao comércio.
Estão também prometidos 60 milhões de euros para intensificar a ação contra as desigualdades e promover sociedades inclusivas e igualitárias na América Latina e nas Caraíbas.
Durante esta cimeira, a União Europeia vai assinar memorandos de entendimento bilaterais com as Honduras, El Salvador e Equador.
Em termos mundiais, a UE e a CELAC representam 60 países, cerca de um terço do território, 14% da população (mil milhões de pessoas) e 21% do Produto Interno Bruto.