Cinco militares feridos por atirador numa base nos EUA
Pelo menos cinco militares foram feridos por um atirador, entretanto detido, na base militar de Forte Stewart, no sudeste do estado norte-americano da Geórgia, que foi isolada, anunciaram as autoridades.
Numa mensagem na rede social Facebook, a base militar de Forte Stewart informou que "cinco soldados foram feridos hoje num incidente com um atirador ativo" e que todos receberam tratamento no local, tendo sido depois transportados para o hospital.
O atirador foi detido pelas 11:35 locais (16:35 em Lisboa), adiantou a mesma fonte, referindo que "não há qualquer ameaça ativa para a comunidade".
Antes, a base tinha indicado que "foram reportadas baixas", mas sem adiantar mais pormenores, numa altura em que a situação ainda estava a decorrer.
"Estamos a avaliar a situação, mas podemos confirmar um atirador ativo", disse o tenente-coronel Angel Tomko.
Na publicação na página de Facebook do Forte Stewart, o porta-voz instruiu todos os funcionários da área isolada a "ficarem dentro de casa, fecharem e trancarem todas as janelas e portas".
Localizado a cerca de 64 quilómetros a sudoeste de Savannah, o Forte Stewart é o maior posto do Exército a leste do rio Mississipi, sendo a base de milhares de soldados destacados para a 3.ª Divisão de Infantaria do Exército e dos seus familiares.
"Devido ao estado de bloqueio, todos os portões do Forte Stewart estão neste momento fechados", informaram as autoridades militares.
O governador da Geórgia, Brian Kemp, está em contacto com as autoridades policiais e o congressista Buddy Carter, cujo distrito pelo qual foi eleito inclui Forte Stewart, disse numa publicação `online` que está a acompanhar a situação.