Cinco mortos devido a tsunami na ilha de Java
Pelo menos cinco pessoas morreram hoje devido ao tsunami que atingiu a ilha de Java provocado por um sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter registado no mar, declarou o Presidente indonésio Susilo Bambang Yudhoyono.
"Segundo as informações que recebi, cinco pessoas morreram", declarou aos jornalistas o chefe de Estado, indicando que "prosseguem as buscas para encontrar desaparecidos".
Testemunhas citadas pela rádio afirmaram que o tsunami atingiu edifícios ao longo da costa sudoeste da ilha indonésia de Java.
"Parece ser um tsunami, porque fachadas de hotéis à beira mar em Pangandaran estão danificadas. Os barcos foram projectados contra os hotéis que ficaram com as janelas danificadas", declarou à rádio Elshinta uma testemunha.
O sismo, que ocorreu hoje às 15:24 locais (09:24 em Lisboa), atingiu a magnitude 7,2 na escala aberta de Richter, segundo o Instituto nacional de geofísica norte-americano (USGS). De acordo com a Agência de sismologia de Jacarta não ultrapassou os 6,8.
O epicentro do sismo foi localizado no mar, 280 quilómetros a sul de Bandung, sudoeste da ilha indonésia de Java, a uma profundidade de 46 quilómetros.
Imediatamente depois do sismo, tanto o centro de alerta de Tsunamis do Pacífico, no Hawai, como a Agência Meteorológica do Japão emitiram alertas de tsunamis no Oceano Índico para as ilhas indonésias de Java e Samatra e para as ilhas australianas de Christmas e Cocos.
A intensidade do sismo fez balançar os edifícios mais altos em Jacarta e pelo menos numa outra cidade da ilha de Java durante cerca de dois minutos, afirmou uma testemunha.