Cinco suspeitos de terrorismo detidos em Inglaterra junto a base usada pelos EUA

Cinco suspeitos de terrorismo detidos em Inglaterra junto a base usada pelos EUA

A polícia do Reino Unido anunciou este domingo que foram detidos cinco homens junto à base aérea RAF Fairford, utilizada pelos Estados Unidos. São suspeitos de prepararem uma ação terrorista.

RTP / Adicionar como fonte informativa
Foto: Toby Shepheard - Reuters

Por volta do meio-dia, a Polícia Metropolitana confirmou que a sua célula antiterrorista tinha sido encarregada de “investigar um incidente ocorrido durante a noite perto da base aérea”. Os suspeitos foram detidos por potenciais atividades terroristas, de acordo com a polícia.

Em causa estará a suspeita de crimes previstos pela Lei dos Explosivos e que estariam em curso junto da base aérea de Fairford.

A base de Fairford alberga um forte contingente da Força Aérea norte-americana e tem sido usado desde fevereiro pelos Estados Unidos para o lançamento de operações contra o Irão.

A polícia antiterrorista continua a investigar o que classifica de “incidente grave” e especialistas em minas e armadilhas estão a examinar veículos ligados a este incidente perto da base de Fairford.

Durante a manhã, mas de 80 casas nas proximidades foram evacuadas pelas forças de segurança.

O presidente norte-americano já comentou os desenvolvimentos deste incidente. Donald Trump diz que estes cinco homens tinham como objetivo causar “grandes danos”, estando “há muito tempo” no radar dos Estados Unidos.

“Estávamos a investigá-los. Queriam causar grandes danos à nossa base, mas correu muito bem o nosso trabalho em cooperação com os britânicos”, declarou Trump à margem de um torneio de golfe em Chicago.

Veículos suspeitos junto da base de Fairford

De acordo com o comunicado da Polícia Metropolitana, as forças de segurança receberam uma chamada já na madrugada de domingo (sábado na hora GMT, cerca das 23h45), reportando “três veículos suspeitos que pareciam dirigir-se para a base aérea”.

Cinco pessoas acabaram detidas na operação desencadeada pelas forças de segurança. As suspeitas iniciais de infrações relacionadas com explosivos resultaram depois na prisão por potencial “preparação de um ato terrorista”.

“Um perímetro de segurança de 400 metros foi estabelecido em torno dos veículos enquanto a unidade de desminagem do exército procede às verificações. Por precaução, cerca de 85 lares foram evacuados”, adiantou Vicki Evans, coordenadora nacional da luta antiterrorista.

c/ agências
PUB