Cirurgia de emergência ao papa levanta "preocupações" para visita a Portugal

por Antena 1

Foto: Ettore Ferrari - EPA

O papa é operado logo esta quarta-feira aos intestinos. Em causa está um risco de bloqueio intestinal, adianta em comunicado o Vaticano.

Apesar de ser uma intervenção cirúrgica simples, refere o Vaticano, o sumo pontífice da Igreja Católica terá de ficar internado por alguns dias para recobro.

A cirurgia implica anestesia geral e vai ser realizada no Hospital Gemelli, em Roma, onde o papa havia dado entrada, na terça-feira, para exames médicos.

Esta nova intervenção acontece a menos de dois meses da vinda do papa a Portugal para participar na Jornada Mundial da Juventude. Algo que começa a ser motivo de preocupação, reconhece o comentador de assuntos religiosos da Antena 1, António Marujo.

O papa, atualmente com 86 anos, esteve internado em março com uma infeção respiratória. Agora volta a ser internado por problemas intestinais. Uma intervenção à qual fora sujeito há dez anos.

Ainda antes desta notícia sobre a cirurgia, os responsáveis da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, já tinham manifestado preocupação em relação à saúde do Papa Francisco.

O bispo Américo Aguiar disse ontem aos jornalistas que a expectativa é que o Papa consiga visitar a capital portuguesa.


pub