Colégio Eleitoral decide hoje quem será o novo Presidente dos EUA

Donald Trump aguarda pelo resultado das votações do Colégio Eleitoral. Hoje será decidido o vencedor da corrida à Casa Branca.

RTP /
Com base nos resultados do dia 8 de Novembro, Trump recolheu 306 votos eleitorais, necessitando apenas de 270 para ser o candidato vencedor nas eleições Dan Anderson, EPA

Donald Trump tem vindo a estruturar o Governo e a marcar a agenda política, enquanto futuro Presidente dos Estados Unidos. No entanto, a vitória na corrida à Casa Branca ainda não é oficial.

Uma das particularidades da democracia americana é a existência de votações por parte do Colégio Eleitoral. Hoje, 538 representantes dos Estados reúnem-se para eleger oficialmente o novo Presidente.

Segundo a Constituição, os membros podem votar num candidato à sua escolha, mesmo que não seja o eleito pelo Estado que representam. Apesar de improvável, seria legalmente viável negar o cargo de presidência a Donald Trump.

Dos 318 milhões de americanos que constituem os Estados Unidos mais de 136 milhões votaram para eleger o sucessor de Barack Obama. Hillary Clinton ultrapassou Trump por quase três milhões de pessoas no voto popular.

Mas a percentagem obtida pelo Partido Republicano, em estados historicamente democratas, garantiu ao magnata uma clara vitória nas eleições do Colégio Eleitoral.

Com base nos resultados do dia 8 de Novembro, Trump recolheu 306 votos eleitorais, necessitando apenas de 270 para formalmente se tornar o futuro Presidente dos Estados Unidos.
Formalidades norte-americanas
Não existe um encontro nacional do Colégio Eleitoral. Os membros reúnem-se em cada Estado, geralmente no Capitólio.

Ao abrigo da lei federal, os eleitores votam no dia 19 de Dezembro e cada um deve assinar seis cópias que certifiquem as escolhas para presidente e vice-presidente dos Estados Unidos.

Duas das cédulas são entregues ao Arquivo Nacional, outra ao Presidente do Senado, duas seguem para o oficial de eleições do seu Estado e a última é outorgada ao juiz local.

Depois dos resultados de hoje existe ainda um último passo: no dia 6 de Janeiro, o Congresso contará os votos eleitorais obtidos. Será o vice-presidente Joe Biden a liderar a contagem.

O novo presidente norte-americano tomará posse a 20 de Janeiro de 2017.

Nos últimos dias, em particular entre os democratas, mas também entre alguns republicanos, tem sido defendida a ideia de que Trump não reúne as competências necessárias para assumir a Presidência dos EUA.

Tenta-se desta forma pressionar os Grandes Eleitores a mudar o sentido de voto e escolherem Hillary Clinton como próxima líder do país.
Tópicos
PUB