"Coletes amarelos". São cada vez menos os manifestantes em França

Os protestos de "coletes amarelos" deste sábado em França mobilizavam, às 14h00 locais (13h00 em Lisboa), 23.800 manifestantes em todo o país, quase menos 10.000 do que há uma semana, quando eram 33.500, segundo números do Ministério do Interior.

Lusa /
Este é o sexto sábado consecutivo de manifestações Stephane Mahe - Reuters

Em Paris, a prefeitura de polícia contabilizou 2.000 manifestantes cerca das 16h00 (15h00 em Lisboa), metade dos registados no sábado passado, 4.000, segundo fonte policial citada pela agência France-Presse.

Ao longo do dia, na capital francesa, 109 pessoas foram identificadas pela polícia, sete das quais ficaram detidas preventivamente, segundo a prefeitura.

O movimento foi mais visível nas fronteiras, especialmente com Espanha e com a Bélgica, onde bloqueios montados pelos manifestantes acabaram por ser levantados pela polícia, com recurso a gás lacrimogéneo.

Este é o sexto sábado consecutivo de manifestações de "coletes amarelos" desde 17 de novembro. A primeira manifestação juntou 282.000 pessoas em todo o país, segundo as autoridades.

Milhares de pessoas envergando "coletes amarelos" têm-se manifestado em França, num protesto que inicialmente exigia a suspensão de um novo imposto sobre os combustíveis e acabou por se ampliar a uma série de outras reivindicações.

Algumas dessas manifestações degeneraram em violência, com automóveis e contentores de lixo incendiados e confrontos com as forças policiais, que fizeram até ao momento dez mortos e centenas de feridos.

Tópicos
PUB