Colômbia - Ex-ministro detido por envolvimento na morte de candidato presidencial

O antigo ministro da Justiça colombiano Alberto Santofimio foi hoje detido por alegado envolvimento no assassínio em 1989 do principal candidato às eleições presidenciais Luís Carlos Galán, informou o gabinete do Procurador-geral colombiano.

Agência LUSA /

Agentes governamentais detiveram Santofimio, também antigo senador, na cidade produtora de café de Armenia, após novas provas mostrarem a sua ligação ao crime, indicaram as autoridades.

O ex-ministro já tinha sido detido há vários anos e questionado sobre a morte de Galán, mas viria a ser libertado por falta de provas.

Santofimio foi também investigado em 1995 por alegadamente ter recebido dinheiro do cartel de narcotráfico de Cali, à época o maior grupo mundial de venda de droga.

Assassinos ao serviço de Pablo Escobar, barão da droga de Medellin, viriam a ser condenados pela morte de Galán, o candidato do partido Liberal às eleições presidenciais de 1990, durante um acto público de campanha numa pequena localidade nas imediações de Bogotá.

O candidato que o substituiu após o assassínio, o seu director de campanha César Gaviria, venceria mais tarde as eleições.

Pablo Escobar foi morto em 1993 durante um tiroteio em Medellin, quando Gaviria se encontrava no poder.

Galán, um ex-jornalista de 46 anos, foi uma vítima famosa do poder dos cartéis da droga na Colômbia e um popular combatente dos traficantes de cocaína e da corrupção que reforçava o seu poder nos círculos políticos.


PUB