Colômbia suspende voos de e para o Brasil

por Lusa
A Colômbia vai suspender as ligações aéreas com o Brasil EPA

O governo da Colômbia vai suspender a partir de sexta-feira e por 30 dias os voos de e para o Brasil, como medida preventiva perante a variante do novo coronavírus oriunda do país.

"Como medida preventiva e por um período de 30 dias, enquanto são feitas todas as análises, são suspensos os voos da Colômbia para o Brasil ou do Brasil para a Colômbia", a partir de sexta-feira, anunciou o presidente colombiano, Iván Duque, no programa de televisão "Prevenção e Ação", no qual todos os dias fala das medidas do governo para combater a pandemia.

O chefe de Estado colombiano acrescentou saber que "há informação a ser analisada, neste momento, não só pelas autoridades do Brasil, como também de outros país, em relação a uma variante que foi identificada nesse território".

Duque adiantou que a medida será aplicada ao transporte de passageiros e não a carga, que continuará como até aqui, com o cumprimento de todos os protocolos de biossegurança.

Por outro lado, e em conjunto com as autoridades do departamento do Amazonas, na fronteira com o Brasil, e com o apoio do Ministério da Saúde colombiano, será reforçada a "capacidade de monitorização e supervisão epidemiológica".

A Colômbia mantém as fronteiras terrestres fechadas desde março do ano passado.

Em 20 de dezembro, as autoridades colombianas decidiram também suspender os voos de e para o Reino Unido, na sequência da identificação no país de uma nova variante do coronavírus responsável pela covid-19.
pub