Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Comandante da Prisão de Guantánamo demitido por “perda de confiança"

por RTP
Reuters

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou a demissão do contra-almirante da Marinha e comandante da Prisão de Guantánamo, Jonh Ring, no sábado.

Militares norte-americanos declararam que o comandante que administra a prisão localizada na Base Naval dos EUA, na baía de Guantánamo, foi demitido por “perda de confiança nas suas capacidades de chefia”.

Um comunicado do Comando Sul dos Estados Unidos informou que o almirante foi dispensado das suas funções no sábado e refere que a mudança de chefia “não interromperá a segurança, a assistência legal e a custódia da população detida na prisão”.

O comandante do Comando Sul e almirante, Craig Faller, tomou a decisão de demitir Ring, depois de uma investigação aberta em Março. Depois da demissão, o vice-comandante das instalações, general John Hussey, foi nomeado comandante interino.

Ao longo dos anos, o Campo de Detenção da Baía de Guantánamo, aberto pelo presidente George W. Bush após os ataques de 11 de setembro de 2001, tem sido acusado de utilizar práticas controversas, incluindo alegadas torturas.

As instalações já albergaram cerca de 700 prisioneiros. Atualmente estão 40 prisioneiros detidos na Prisão de Guantánamo.
pub