Comandante talibã morto em ataque de drone no Afeganistão
Nova Deli, 16 out (Lusa) -- Um importante comandante talibã morreu hoje, com entre 11 e 14 outros rebeldes, durante um bombardeamento com drones norte-americanos na província de Herat, no oeste do Afeganistão, informou fonte oficial à agência Efe.
O ataque que vitimou Abdul Rahman foi perpetrado na noite de quarta-feira no distrito de Oba, disse o porta-voz da polícia da província Dawood Ahmadi.
O mesmo responsável indicou, porém, que se desconhece o número exato de mortos no ataque.
Rahman era um histórico comandante talibã e estava acusado pelas autoridades afegãs da morte de 80 polícias e militares, de acordo com a televisão local Tolo.
Os bombardeamentos com aviões não tripulados norte-americanos têm aumentado de forma exponencial nos últimos meses no Afeganistão, causando dezenas de mortes, na sua maioria talibãs, segundo as autoridades afegãs.
O conflito no país asiático vive um dos momentos mais sangrentos desde a invasão dos Estados Unidos, que levou à queda do regime talibã há 13 anos.
As tropas internacionais iniciaram o processo de retirada gradual do Afeganistão em 2011 e a transferir, faseadamente, as competências da segurança para o exército e polícia afegãos.
A missão da NATO no Afeganistão termina no final do ano, contudo, os Estados Unidos anunciaram já a manutenção de cerca de 9.800 soldados no país até à saída total no final de 2016.