Combatentes islamitas derrubam `fronteira Sykes-Picot`

Bagdade, 11 jun (Lusa) -- Os combatentes do Estado Islâmico no Iraque e Levante (EIIL, na sigla em Inglês) divulgou na quarta-feira, na internet, imagens do derrube de um muro de areia entre a Síria e o Iraque pelos seus militantes.

Lusa /

A primeira foto da série está datada de 10 de junho e tem o título "Esmagar a fronteira Sykes-Picot", em alusão aos acordos assinados entre o Reino Unido e a França que dividiram o Médio Oriente no final da Primeira Guerra Mundial.

Com esta ação, o EIIL, uma organização afiliada da Al-Qaeda, pretendeu simbolizar a sua pretensão de unificar as suas forças nos dois países.

Nas imagens, divulgadas em sítios islamitas e na rede social Twitter, veem-se islamitas a derrubar o muro com recurso a um bulldozer, criando uma via de comunicação, de imediato usada por camiões e outras viaturas automóveis, enquanto um militante exibe a bandeira negra do EIIL.

Porém, a autenticidade das fotos não pode ser verificada de fonte independente.

O EIIL quer criar um Estado islâmico entre a Síria e o Iraque.

Com a ajuda de outros grupos sunitas, tomou, quase sem combates, em menos de 48 horas, a província iraquiana de Ninive e partes de duas províncias vizinhas, Kirkuk e Salaheddine, cidade de Tikrit incluída.

Tópicos
PUB