Começou a corrida à sucessão de Cameron

por RTP
Crabb (à dir.) quer substituir Cameron (à esq.) Richard Stone, Reuters

A face visível do sector tory que fez campanha pela saída da União Europeia é Boris Johnson. Como tal, é habitualmente ele a ser visto como o sucessor provável de David Cameron. Mas a partir de hoje Stephen Crabb, membro do Governo de Cameron, anunciou oficialmente que também ele quer substituir o chefe.

Segundo a agência Reuters, o secretário de Estado para o País de Gales, Stephen Crabb, anunciou que pretende candidatar-se à liderança do Partido Conservador.

Fontes citadas pelo portal norte-americano Politico, Crabb pretende dar corpo a uma alternativa por fora das elites conservadoras tradicionais, de extração etoniana - do nome da famosa escola de Eton, onde tanto Cameron como Boris Johnson estudaram.

Aí formaram ambos as suas convicções conservadoras, tornando-se correligionários no partido tory. Aí deram também início a uma rivalidade vitalícia, que havia de culminar na campanha que dividiu os conservadores - os partidários do "Brexit", encabeçados por Johnson; e os defensores da continuidade na União Europeia, ultimamente encabeçados por Cameron.

A vitória da campanha de Johnson tem feito dele o mais plausível sucessor de Cameron à frente do partido e do Governo. Mas Crabb, de 43 anos, aparece agora, segundo a análise de Politico com a aspiração de substituir a liderança etoniana dos tories por uma de recorte mais plebeu - ou de "colarinho azul", como lhe tem chamado.

Entre os seus apoiantes contam-se um membro do Governo, Sajid Javid, e os deputados Simon Hoare, Maria Caulfield e Craig Williams.

Outras candidaturas à liderança conservadora são, já confirmada, a da secretária de Estado do Interior, Theresa May, e, ainda por confirmar, a do secretário de Estado da Saúde, Jeremy Hunt, que admitiu poder entrar na corrida. Também se tem falado de possíveis candidaturas do antigo secretário de Estado da Defesa, Liam Fox, e de Angela Leadsom.

A abertura oficial da campanha pela direcção terá lugar amanhã, quarta feira. A eleição terá lugar no início de Setembro.
pub