Comissão Europeia felicita libertação de 404 marroquinos

A Comissão Europeia (CE) congratulou- se hoje com a libertação, quinta-feira, dos 404 prisioneiros de guerra marroquinos detidos pelo movimento independentista saaraui, Frente Polisário, e pediu para que seja encontrada uma solução para o diferendo do Saara Ocidental.

Agência LUSA /

Numa declaração escrita, a CE felicitou-se pela libertação dos "últimos prisioneiros de guerra" do movimento independentista.

A CE congratulou-se também com os "esforços feitos pelas autoridades argelinas e marroquinas para facilitar esta decisão, que permite o regresso de militares detidos há mais de 20 anos".

O executivo comunitário reitera ainda o seu apoio aos "esforços" do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, para "encontrar uma solução definitiva e mutuamente aceitável para o conflito no Saara Ocidental no âmbito das resoluções das Nações Unidas".

Os últimos 404 prisioneiros de guerra marroquinos detidos pela Frente Polisário foram libertados quinta-feira em Tindouf, Argélia, e chegaram a Agadir, Marrocos, acompanhados pelo presidente da Comissão dos Negócios Estrangeiros do Senado norte-americano, Richard Lugar, que supervisionou a libertação.

PUB